Tutorial Para Instalar o Fedora Core

Esse Tutorial foi retirado desta pagina do Sykey.net e foi feito por Felipe Daldegan. Para esclarecimento de duvidas entrem no link e perguntem que com certeza ele irá responde-lo. Isso porque eu ainda estou aprendendo a mexer nesse linux também😀. Bom aqui vai o tutorial:

[Tutorial] Instalando o Fedora Core

Em: 20/02/2007 por Felipe Daldegan
Este tutorial irá explicar passo á passo como instalar uma das mais confiáveis distribuições linux, o Fedora Core, que na minha opnião é a melhor distro existente.

» Baixando a última versão estável

Antes de mais nada, certifique-se que você possui á última versão estável do sistema. Atualmente a versão estável é a Core 6 “Zod”.

O Fedora é disponível em uma imagem de DVD, ou, em cinco imagens de CD’s. Para baixar é só visitar a página de downloads:

HTTP: http://fedoraproject.org/wiki/Distribution/Download
Torrent: http://torrent.fedoraproject.org/

Existem 3 tipos de arquiteturas suportadas pelo Fedora. São elas:

  • i386 = Processadores AMD e Intel (32-bit)
  • x86_64 = Processadores AMD com suporte ao AMD64 e processadores Intel com suporte ao EM64T
  • ppc = Processadores IBM PowerPC

Baixe somente á versão correspondente ao seu processador. Lembrando que se você for baixar a versão em DVD (FC-6-DVD.iso), não será preciso baixar as outras imagens de CD.

» Conferindo o SHA1SUM

Depois de concluir o download, verifique a integridade do arquivo .ISO antes de gravar o DVD. Sempre é possível que o arquivo esteja incompleto, ou venha corrompido, seja por problemas com a conexão ou no gerenciador de download usado. Você pode detectar este tipo de problema (e evitar gastar mídias à toa), verificando o SHA1SUM do arquivo, um teste que soma todos os bits do arquivo e devolve uma “assinatura”, um código de 40 dígitos que permite detectar qualquer mudança no arquivo. Para verificar, use o programa HashCalc.

Clique aqui para saber o SHA1SUM do Fedora Core 6

Compare o resultado que o programa te deu com o que está na página do Fedora. Se estiver tudo OK, pode gravar a .iso sem problemas. Mas se os números não baterem, infelizmente você terá que baixar a imagem outra vez.

» Gravando os Cd’s

O processo de gravação de uma imagem .iso é diferente do processo de gravação de um CD/DVD normal. Isso porque um arquivo ISO é uma imagem binária que deve ser copiada bit a bit no CD-ROM/DVD-ROM, e não simplesmente adicionado dentro de uma nova seção. Todos os bons programas de gravação suportam a gravação de arquivos ISO. Neste tutorial eu usei o Nero Express 6.

Primeiro, abra o Nero Express, e clique em “Disc Image or Saved Project”.

nero01_wm.pngAgora, selecione “Image Files (*.nrg;*.iso;*.cue)”.

nero02_wm.pngEscolha o CD do Fedora. Aqui no meu caso eu usei o Kalango Linux 3.2a como demonstração, mas isso não vai alterar em nada no modo de gravação. ;)

nero03_wm.pngAgora é só clicar em “Abrir”. Selecione a velocidade de gravação mais baixa, que é 2x para DVD’s e 8x para CD’s, e clique em “Gravar”. Como eu não usei CD nenhum neste tutorial, a velocidade está em 10x e no lugar aonde aparece “Gravar”, está “Next”.

nero04_wm.png» Dando Boot no DVD

Com a mídia gravada em mãos, o próximo passo é configurar o setup da placa-mãe para dar boot através do DVD. A maioria dos micros vem configurados para dar boot preferencialmente através do DVD-ROM. Neste caso basta deixar o CD/DVD na bandeja e você já cai na tela de boas vindas do sistema. Se não for o seu caso, pressione a tecla DEL durante o teste de memória para entrar no Setup.

73vb_wm.pngProcure pela seção “Boot ” e coloque o CD-ROM como dispositivo primário. Tudo pronto, agora é só salvar a configuração acessando o menu exit, escolhendo a opção “Save & Exit setup”. Ao reiniciar o micro sem o CD/DVD no drive, ele volta a carregar o Windows ou outro sistema que estiver instalado no HD. Esta alteração apenas faz com que ele passe a procurar primeiro no drive de CD/DVD.

» Instalando o Fedora Core

1º- Após reiniciar com o DVD dentro do drive, aparecerá a tela abaixo:

001.pngPressione ENTER para iniciar a instalação em modo-gráfico.

2º- Na tela seguinte irá perguntar se você quer fazer um teste de mídia (CD ou DVD) antes de prosseguir com a instalação. Se você tiver conferido o SHA1SUM e tiver certeza de que suas mídias não estão com problemas, selecione Skip e siga adiante.

002.png3º- Como o modo gráfico foi selecionado no 1º passo, está é a tela de boas-vindas:

003.pngClique em “Next” para continuar.

4º- Agora iremos selecionar o idioma do sistema. Selecione “Portuguese(Brazillian) (Português (Brasil))”.

004.png5º- A tela seguinte pede pra selecionar o layout do teclado. Se o seu teclado possuir a tecla “Ç”, escolha a opção “Português Brasileiro (ABNT2)”. Caso não possua esta tecla, provavelmente seu teclado é tipo padrão internacional. Neste caso escolha “Estados Unidos (Internacional)” e clique no botão “Próximo”.

005.png6º- Vamos escolher agora o tipo de instalação. Esse é um dos passos mais importantes, portanto preste muita atenção.

008.png

  • Apagar todas partições nos discos selecionados e criar layout padrão: Se você escolher esta opção, todos os dados do seu computador serão apagados e o layout (particionamento) padrão será criado automaticamente.
  • Remover partições Linux nos discos selecionados e criar layout padrão: Ao escolher esta opção, qualquer partição Linux do disco selecionado será removido e ao mesmo tempo, se você possuir outro tipo de Sistema Operacional instalado, ele NÃO será apagado. Após isso um layout (particionamento) padrão será criado automaticamente.
  • Usar espaço livre nos discos selecionados e criar layout padrão: Escolhendo esta opção, você irá instalar o Fedora na partição vazia de seu disco. Um layout (particionamento) padrão será criado automaticamente.
  • Criar layout personalizado: Escolha esta opção somente se necessário.

Neste passo vamos escolher a 2ª opção (pode ser também a 3ª opção). Depois, clique no botão “Próximo” para prosseguir com a instalação.

006.pngSe aparecer a seguinte janela, clique em “Sim”:

007.png7º- Nesta tela será solicitado quais aplicativos você quer que sejam instalados. Por padrão, já são escolhidos os aplicativos básicos para uso.

009.pngObservação: Caso você queira adicionar mais aplicativos á instalação, marque a opção “Personalizar agora” e clique no botão Próximo. Uma nova janela será aberta, permitindo que você escolha quais aplicativos deseja instalar.

0010.png8º- A partir deste momento será feito a instalação em si do Fedora. Clique no botão “Próximo” e aguarde o término da instalação, que demora mais ou menos 30 minutos.

0011.pngQuando á instalação for concluída, será solicitado que você retire o CD/DVD de instalação do drive antes de reiniciar o computador. Após retirar, clique no botão “Reiniciar”.

0012.png» Iniciando o Fedora Core pela primeira vez

Após instalar o Fedora, você deve definir algumas configurações básicas. Logo após iniciar o sistema, a seguinte tela aparecerá:

0013.pngEsta tela é do gerenciador de boot, o Grub. Nele será listado todos os sistemas operacionais instalados no computador. Para ver os sistemas, pressione qualquer tecla (menos “Enter”). Para entrar no Fedora, aperte “Enter” ou aguarde os segundos se esgotarem.

1ª- Tela de Boas Vindas:

0014.pngEsta é a primeira tela que você verá do sistema. Não há nada para se fazer aqui, apenas clique no botão “Avançar”.

2ª- Contrato de Licença:

0015.pngComo eu sei que você não vai ler o contrato, marque a primeira opção e clique em “Avançar”.

3ª- Firewall:

0016.pngEsta é a tela de configuração do Firewall. Recomendo deixar como está, mas se você quiser, poderá personalizá-lo.

4ª- SELinux:

0017.pngO SELinux limita as ações dos usuários e programas pela imposição de políticas de segurança por todo o sistema operacional. Sem o SELinux, erros de software ou alterações de configuração podem resultar em um sistema mais vulnerável. As restrições impostas pelas políticas do SELinux fornecem segurança extra contra acesso não autorizado. Recomenda-se deixar como está, mas se você for um usuário inexperiente, poderá desabilitá-lo.

5ª- Data e Hora:

0018.pngNesta tela é só confirmar se a data e hora estão corretas. Faça os ajustes necessários e clique em “Avançar”.

6º- Criar usuário:

0019.pngAgora crie o seu usuário. Preencha todos os campos e clique no botão “Avançar”.

7º- Placa de som:

0020.pngAgora faça um teste de som, pra ver se tudo estpa funcionando corretamente. Depois de conferir tudo, clique no botão “Terminar”.

8º- Pronto!

Seu Fedora foi configurado e está pronto para ser usado. Para logar no sistema, preencha com o seu nome de usuário e senha.

0021.pngApós isso, você estará no ambiente Gnome. Esta é sua área de trabalho:

0022.pngAgora que você já sabe o que é ser livre, não desanime. Se tiver algum problema, não pense em voltar para o Windows. Existe diversos fóruns de suporte, que eu garanto que vão te ajudar muito bem nessa nova experiência. Abaixo algumas comunidades, onde você poderá tirar suas dúvidas:

Em breve postarei um tutorial, explicando passo á passo como instalar o beryl.

Até a próxima. ;)

2 Responses to “Tutorial Para Instalar o Fedora Core”


  1. 1 fabio machado fevereiro 8, 2009 às 7:09 am

    boa vou instalar e ver como é, gostaria que vcs postassem como devo proceder para configurar o acesso a internet, minha conecção é via radio de 100kb/s.
    desde ja agradeço


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: